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80%

Nosso SLA de Software
99%

Nosso SLA de Hardware
99%

Importância do monitoramento no desenvolvimento dos negócios


Hoje a tecnologia é o coração de muitas empresas, responsável pelas principais operações dentro de um empreendimento, o que incluí diversos níveis de criticidade. O aumento da demanda e falta de profissionais especializados acabam tornando a indisponibilidade dos serviços um problema comum. O valor gasto na área vira um investimento, muitas vezes de curto prazo.

Se sua empresa não trabalha diretamente utilizando recursos de TI,  de algum modo infraestrutura está atrelada à suas operações.

E porquê investir em uma empresa terceira? Porque nós só fazemos isso, temos anos de experiência e nosso dia a dia é lidar com serviços das mais diversas criticidades. Monitoramos desde câmeras IPs até servidores em Cluster de Alta disponibilidade.

Como funciona o monitoramento?

Primeiro analisamos o cenário, definimos junto com o cliente as métricas do monitoramento. Abaixo algumas variáveis e opções.

  • Seu aplicativo ou serviço que está na internet, utiliza uma porta de entrada e saída das informações, nós conseguimos avaliar se ela está disponível. Este é o monitoramento mais básico.
  • Conseguimos definir processos de execução nos testes, podemos acessar uma página, fazer login e verificar se determinado conteúdo é exibido, caso o tempo de execução seja maior ao pré definido, recebemos o alerta.
  • Monitoramos a rede em que seu computador está ligado, conseguimos saber a quantidade de link que está sendo utilizado.
  • Hardware, avaliamos temperatura, estado do RAID, memória e leitura e escrita em discos.
  • Sistema Operacional, podemos monitorar se o Sistema está exigindo reboot por causa de uma atualização automática. Isso vale tanto para Windows como Linux.
  • Firewall, conseguimos monitorar as regras do Firewall, se qualquer ação for tomada na configuração definida como default, o alerta é emitido.
  • Monitoramento de Syslog/Event Log. Logs são gerados por ações no sistema operacional, conseguimos salvar externamente e ler conteúdo. Dependendo da variável definida, recebemos alerta e tomamos ação para correção/análise manual.
  • Log de indisponibilidade e tempo em % mensal. Conseguimos com base no sistema de monitoramento saber o tempo de disponibilidade dos serviços.
  • Monitoramento de envio e recebimento de e-mails. É possível verificar o envio e recebimento de mensagens de e-mail.
  • Filas de E-mail e usuários que enviam mais mensagens.
  • Monitoramento de inclusão do IP de e-mail em listas negras.
  • Queries em execução no Banco de Dados. O alerta é gerado quando número de queries simultâneas é atingido.
  • Queries lentas, é possível gerar relatório das queries mais lentas do Banco de Dados.
  • Monitoramento de acessos e alertas em caso de variável definida ser atingida.

Temos servidores em localidades diferentes no mundo. Isso é feito para evitar falso positivo, é possível que uma rota entre a central de monitoramento e seu servidor esteja indisponível, com uma segunda rota, podemos excluir esse ponto de falha.

Entre em contato conosco através do formulário a seguir, teremos o prazer de tirar todas suas dúvidas, inclusive analisando o seu cenário sem compromisso.

Monitoramos centenas de serviços, se você quer saber mais sobre alguns softwares que já monitoramos e instalamos, clique abaixo.

 

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