O que é cabeamento estruturado.

O que é cabeamento estruturado.

O cabeamento estruturado é o projeto e a instalação de um sistema de cabeamento que suporta vários usos de hardware e é adequado para as necessidades atuais e futuras. Com um sistema corretamente instalado, os requisitos atuais e futuros podem ser atendidos, e o hardware que for adicionado no futuro será suportado.

O projeto e instalação de cabeamento estruturado são regidos por um conjunto de padrões que especificam data centers, escritórios e prédios de apartamentos para dados ou comunicações de voz usando vários tipos de cabo, mais comumente categoria 5e (Cat 5e), categoria 6 (Cat 6), e cabeamento de fibra ótica e conectores modulares. Esses padrões definem como estabelecer o cabeamento emE várias topologias, a fim de atender às necessidades do cliente, geralmente usando um patch panel central (que normalmente é montado em rack de 19 polegadas), de onde cada conexão modular pode ser usada conforme necessário. Cada tomada é então conectada a um comutador de rede (normalmente também montado em rack) para uso em rede ou em um painel de conexão do sistema de telefonia IP ou PBX (private branch exchange).

Os padrões de cabeamento exigem que todos os oito condutores do cabo Cat 5e / 6 / 6A sejam conectados. Os sistemas de telefonia IP podem executar o telefone e o computador nos mesmos fios, eliminando a necessidade de fiação telefônica separada.

Independentemente do tipo de cabo de cobre (Cat 5e / 6 / 6A), a distância máxima é de 90 m para a instalação do link permanente, mais uma tolerância para 10 m de patch cords combinados nas extremidades. Cat 5e e Cat 6 podem executar aplicativos PoE de até 90 m. No entanto, devido à maior dissipação de energia no cabo Cat 5e, o desempenho e a eficiência de energia são maiores quando o cabeamento Cat 6A é usado para alimentar e conectar dispositivos PoE. 

2018 Efante Networks - Todos os Direitos Reservados. https://www.efante.com.br